10 Anos: memória #1

VAMOS A VER

GF1

Antes de formalmente existir a Secção de Fotografia houve que vivenciar os procedimentos estatuários da AAC de então. Primeiro fomos Grupo de Fotografia, depois Pró-Secção de Fotografia e passados dois anos o Plenário do Conselho Cultural aprovou a existência da 16º Secção Cultural – a Secção de Fotografia AAC.

É desse período que fica o testemunho de quatro elementos que foram fundamentais em todo o processo inicial. Rui Velindro, Daniel Palos, João Paulo Wadhoomall e Fausto Moreira, juntamente com Paulo Abrantes, deram os primeiros passos para o que é hoje a Secção de Fotografia AAC.

Hoje, 12 Abril, faz exactamente 11 anos que no Jardim AAC apresentámos o inicio disto tudo.

grupo fotografia

Partilhando o gosto em comum pela Fotografia, em 2005, um grupo de entusiastas desta Arte, sentido a falta de uma Secção ligada à mesma no seio da Associação Académica de Coimbra (AAC), cria o “Grupo de Fotografia”. Foi por este motivo que o Daniel Palos, Fausto Moreira, Freddy Monteiro, João Paulo Wadhoomall, Paulo Abrantes e o Rui Velindro se sentaram um dia algures numa mesa de um café em Coimbra.

Definidas as linhas gerais do que se pretendia inicialmente fazer, tornava-se necessário saber quais os passos necessários para levar o projecto a bom porto. E rapidamente se percebeu as diversas etapas necessárias dentro da AAC, para se concretizar o projecto.

Este tinha o objectivo de se tornar a 16º Secção Cultural da AAC, começou timidamente como Grupo de Fotografia e, no início de Fevereiro de 2006, fizemos a nossa apresentação oficial em pleno Conselho Cultural da AAC e a nossa apresentação pública realizou-se nos jardins da Associação a 12 de Abril de 2006.

Mantendo sempre uma forte ética de trabalho e mostrando-se à altura dos desafios propostos, o Grupo granjeou a confiança da Academia com apresentação de trabalho à Direcção da AAC como workshops, passeios, concursos fotográficos, cobertura de eventos da AAC (Queima das Fitas e Festa das Latas).

Cientes do valor e importância do trabalho desenvolvido até então, o Grupo é reconhecido pela AAC como Pro-Secção. Estava assim fundada a base para aquilo que nós ambicionávamos: a criação efetiva da Secção de Fotografia da Associação Académica de Coimbra. Esta nasce por fim em Dezembro de 2007, tornando-se assim a 16º Secção Cultural da AAC. Abrimos assim as portas para os que viessem a seguir a nós, terminassem o trabalho que nós iniciámos.

E sim… já lá vão dez anos… Pode não parecer muito tempo e, na realidade, não é. No entanto, foi tempo suficiente para que a Secção de Fotografia conquistasse um lugar de destaque mais do que merecido no panorama cultural, e na arte fotográfica em particular, da cidade de Coimbra. De salientar também a importante vertente pedagógica da Secção no que toca à formação e ensino em torno da Fotografia.

Foram muitas as horas de reuniões com acesas trocas de ideias, milhares de fotografias tiradas nos mais variados eventos e atividades, as amizades que ficaram…. Valeu a pena? Claro que sim! Olhando para esta década, e tendo nós feito parte da génese deste projeto, apenas podemos sentir orgulho no percurso realizado pela Secção de Fotografia.

Que estes dez anos se multipliquem por outros dez!

Assinam: Daniel Palos, Fausto Moreira, João Paulo Wadhoomall e Rui Velindro.

GF2

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save