Secção de Fotografia
da Associação Académica de Coimbra

Objetivos

   A Secção de Fotografia da Associação Académica de Coimbra pretende promover e divulgar a Fotografia inserida nas novas tecnologias e nos diversos processos analógicos, nas suas vertentes teórica e prática, com uma orientação fundamentalmente formadora e estruturante no valor que a fotografia ocupa nas linguagens artísticas, documentais e científicas.

   A Secção de Fotografia da AAC está aberta ao diálogo e à livre troca de ideias e opiniões, no respeito pela lei e pelos limites deontológicos imanentes à atividade fotográfica, numa lógica que se pretende pluridisciplinar.

Atividades

  • Desenvolver atividades pedagógicas e ações de formação sobre os diversos géneros e linguagens fotográficas.
  • Produzir documentações fotográficas dos eventos promovidos pela Direção Geral da Associação Académica de Coimbra.
  • Produzir registos fotográficos das actividades realizadas pelas Secções e Organismos da AAC.
  • Apoiar a organização de exposições dos associados da Secção de Fotografia, Secções Culturais ou Desportivas da Associação Académica de Coimbra e/ou outras entidades de relevo.
  • Editar publicações específicas que versem assuntos que se enquadrem e que sejam considerados de relevo.
  • Produzir exposições de fotografia.
  • Colaborar com todos aqueles que pretendam contribuir para a imagem da Academia e da cidade de Coimbra.

Introdução Histórica

   Incentivados pelos presidentes da DG AAC, Humberto Martins e posteriormente Victor Hugo Salgado, um grupo de estudantes em colaboração com profissionais da fotografia organiza-se e elabora um projecto para a criação de uma Secção de Fotografia na AAC.

   Em 2005, sob a designação de Grupo de Fotografia, uma equipa auxiliada pelo fotógrafo Paulo Abrantes realiza diversas actividades e desenvolve interessantes parcerias com as sucessivas Direcções Gerais. Também nesta fase foi fundamental o impulso da Comissão Executiva do Conselho Cultural. Este grupo de trabalho apresentou regularmente actividades, sendo que em Novembro de 2006, por unanimidade, o Conselho Cultural da AAC reconhece a Pró_Secção de Fotografia.

   Motivados por este reconhecimento, a Pro-Secção trabalhou com ainda mais vigor e em Dezembro de 2007 o Conselho Cultural da AAC vota favoravelmente a criação da Secção de Fotografia, sendo esta a 16ª secção cultural da AAC, colmatando desta forma a ausência da arte fotográfica dentro da Associação Académica de Coimbra.

 Desde o início teria sido difícil concretizar os nossos objectivos sem o apoio das sucessivas Comissões Organizadoras da Queima das Fitas e Direcções Gerais da AAC.

   Em três Galas António Luís Gomes realizadas, a Secção de Fotografia AAC foi duas vezes PRÉMIO SECÇÃO DO ANO (2009 e 2010) e, em 2011, recebeu o PRÉMIO FORMAÇÃO.