UM PARQUE ENVOLTO EM SILÊNCIO

UM PARQUE ENVOLTO EM SILÊNCIO é o quarto título do projecto editorial desenvolvido pelo selo Artes Breves Edições, iniciado em 2020 com o livro quase-objecto Na Cidade Exposta: Coimbra. Inclui textos de António Alves Martins et alli e fotografias de António Alves Martins e Ana Botelho.

O tema é o Parque de Santa Cruz, dito Jardim da Sereia, em Coimbra. Numa primeira parte, as páginas procuram o diálogo possível entre duas das esculturas de Rui Chafes presentes no parque e as palavras e fotografias a preto e branco de António Alves Martins; num segundo tempo, as fotografias de Ana Botelho – enquadradas pela escrita em off do Jardim – dão cor ao sopro que percorre todo este lugar enquanto mundo vegetal e arquitectónico.

Um Parque Envolto em Silêncio é um livro que combina palavras e imagens num universo constituído por dois tempos e duas tempestades. Caberá ao leitor estabelecer a ponte – o sentido da visão – entre os olhares que marcam as imagens de cada um dos autores.

A capa – envolvendo o miolo – é a materialização da ideia que atravessa toda a obra: há momentos em que o mundo fica em silêncio.

+ INFO

in Fascínio da Fotografia